Planejamento: Escolhendo como viajar

Com o parcelamento sem juros de sites de hospedagem, agências e companhias aéreas, ficou muito mais fácil viajar. Mas uma dúvida bastante comum para quem quer começar a se aventurar pelo mundo é: como eu vou?

Logo que começamos a viajar para lugares mais distantes, utilizávamos agência de viagem, principalmente pelo parcelamento e por meu marido se sentir mais seguro em relação à confirmação de tudo. Nos últimos anos iniciei o processo de desvincular e começar a contratar por conta, o que gerou mais economia, mas também requer um maior planejamento.

Como vocês irão ver, existem várias formas de se viajar. E neste caso não existe certo ou errado, mas aquele que te faz conhecer os lugares da lista de desejos da forma que mais combina com o seu perfil.

Viajando por agência

Ninguém pode negar que as agências também estão se adequando a diferentes perfis. Hoje elas podem servir apenas para contratar translado, passagem aérea, seguro e hotel, como para reservar carro e te dar uma sugestão de roteiro que você irá fazer sozinho, oferecer passeios ou um pacote completo com guia.

Serviços Essenciais
No caso da contratação do kit básico: translado + passagem + hotel + seguro, sendo sincera, não vale a pena, pois por contratação direta é possível economizar. Na nossa viagem a Portugal em 2015, onde contratamos o hotel separadamente, já houve uma diferença substancial. Então vale a pesquisa para comparar os preços.

Neste caso você já está pesquisando o roteiro, incluir os demais itens não irão te ocupar tanto tempo assim, e você consegue planejar melhor o seu itinerário.

Roteiro conforme o Perfil
O que eu acho muito legal nas empresas que vendem o kit básico + aluguel de carro + roteiro é justamente este último item. Com um passo-a-passo composto de história + dicas de alimentação + como chegar e preço médio dos ingressos, é possível viajar de forma independente, mas sabendo a direção certa.

Como o roteiro vem pronto, não é necessário ficar horas e horas na internet montando dia-a-dia, e como é possível passar o perfil, a tendência é ele agradar em cheio. E ele te dá à liberdade de ficar mais ou menos tempo em cada lugar, já que você está dando o ritmo da viagem.

Pacote Completo
O pacote completo com guia tem como grande vantagem dar segurança para quem está indo para um lugar de língua estranha pela primeira vez, os ingressos já estão comprados então não se faz necessário enfrentar filas ou reservar pela internet.

A grande desvantagem em minha opinião é que estes roteiros abrangem um grande número de cidades, ocorrendo de se ficar entre meio-dia e no máximo dois dias em cada lugar, fornecendo uma amostra grátis, e não uma imersão.

O tempo é extremamente controlado (visto que os grupos são entre 20 e 40 pessoas), e nos casos de almoços e jantares incluídos, o menu pode ser pré-determinado, correndo-se o risco de não agradar o paladar.

Vale para quem quer visitar várias cidades em um curto espaço de tempo, mas eu pelo menos sai com a impressão que não havia realmente conhecido nenhuma das cidades quando fiz um pacote deste estilo pela Europa em 2012.

Guias locais

É muito comum no Brasil ou exterior encontrar no próprio local passeios ou roteiros a venda. No Rio Grande do Sul é possível encontrar passeios em promoções em sites de oferta. No Nordeste basta caminhar e comparar os preços (e embarcações) para contratar diretamente o passeio.

No exterior ocorre a mesma situação. É fácil encontramos brasileiros ou pessoas que falam em português, mas que moram nas cidades que serão visitadas. Dividem-se entre os que personalizam os passeios e os que fornecem para grandes grupos direto na região.

Grandes Grupos
Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pela internet ou em pontos determinados. Aqui se deve estar no local combinado dentro da hora indicada. Os passeios podem utilizar desde ônibus ou van, ou pode ser a pé. Com horários de início e fim estipulados, é semelhante aos passeios de agência.

Personalizados
Para quem quer algo mais pessoal, ele pode ser completo, oferecendo um translado que irá te buscar no hotel, ou ser uma pessoa que irá te acompanhar no veículo escolhido (que pode ser um carro alugado ou um motorista contratado).

As vantagens neste caso é a flexibilidade de horários, ter alguém que conhece o local contando a história, levando nos restaurantes e dando dicas do que não se pode deixar de ver ou experimentar. Aqui a alimentação costuma ser mais certeira e o risco de cair em alguma bomba é menor.

Roteiro Personalizado

Você tem a vontade de viajar por conta, mas não tem ideia de como dividir os seus dias ou que visitar no local escolhido. Aqui existe a possibilidade de comprar apenas um roteiro personalizado com o seu estilo, indicando aonde ir, onde comprar os ingressos, como chegar aos locais.

É indicado para quem prefere contratar itens como passagem, hospedagem, seguro diretamente, mas não tem tempo ou paciência para montar o seu dia-a-dia.

Independente – Você e um mapa

Planejar, pesquisar, contratar, confirmar, ficar de olho nas promoções, tudo com você.

Na internet muitas pessoas dividem sugestões de roteiros em blogs de viagem- como nós -, existem sites como do TripAdvisor que são fontes de opiniões de diferentes perfis de viajantes. Sendo possível assim pesquisar quais os melhores seguros, restaurantes e bairros para se hospedar.

A vantagem aqui é que conforme se for pesquisando, é possível listar os lugares que mais tem a ver com você ou o seu grupo, fora que a diferença de gasto pode ser grande, permitindo com a economia uma refeição mais elaborada ou um mimo de viagem que não estava na lista, ou até mesmo prolongar a estadia.

O que mais curti ao partir para esta abordagem é que você já vai entrando no clima da viagem um tempo antes, a busca por informação vai te deixando mais curioso. Durante a viagem, você observa que conforme os dias passam o mapa nem sempre é necessário, pois ao caminhar e usar o transporte público você aprende a se virar na cidade, respirando o dia-a-dia do local.

A desvantagem é que se você não for organizado, pode não aproveitar nada, pois tem que ter um mínimo de disciplina para horários, pesquisar dias de funcionamento, e levar no bom-humor um restaurante cuja refeição não agradou.

A melhor opção

Não existe receita pronta, é necessário avaliar o seu perfil. Você tem tempo e vontade de pesquisar preços e lugares? Você sente receio de ir para um lugar desconhecido sem ter nenhuma pessoa de referência? Gosta de saber todos os detalhes dos lugares visitados? Prefere tudo pronto e organizado para só ser levado?

A única pessoa que sabe as respostas é você. Por isso o importante é descobrir o que te deixa mais a vontade e o que cabe no seu bolso. Só não vale é deixar de viajar.

17 comentários em “Planejamento: Escolhendo como viajar

  1. Planejar para viajar é mesmo essencial! Achei importantíssimas as dicas que você nos trouxe. É preciso estar atento e saber pesquisar. Vale muito a pena!

    Curtir

  2. Verdade, tem opção para todos os perfis. Aqui preferimos planejar por conta própria, para ir “entrando no clima”, mas dependendo do lugar, um guia ajuda muito, e um passeio em grupo pode ser bem divertido. O importante é viajar!! Bjs

    Curtir

  3. oi!
    Parabéns pelo post 😀 traz informações que nos auxiliam muito, eu já comecei a planejar a viagem de fim de ano agora… È muito ruim deixar tudo para a ultima hora.

    Curtir

  4. Também adoro viajar organizando minhas próprias viagens, pesquisando e fazendo tudo sozinha. Mas assumo que curto MUITO pegar uma agência quando o destino é mais complicadinho ou quando você está em algum lugar pouco seguro.
    Sem falar que mordomia de vez em quando é bom e a gente gosta né?! hahahaha
    Ótimo post!

    Curtir

  5. Do modo geral viajo por conta própria, mas confesso que o planejamento por vezes me cansa. Ultimamente tenho pesquisado também a opção de pacote fechado com agência pra facilitar a vida e começar as férias antes de embarcar. Quanto aos guias locais sempre procuro agendar um passeio guiado pois tive experiências super positivas e que enriqueceram demais nossas viagens!

    Curtir

  6. Raramente eu uso agência de viagens por não gostar de ficar “engessada”, mas já usei essa opção quando o valor do pacote realmente saía beeeem abaixo do que seria eu fazendo tudo por conta. É uma questão de pesquisar e, como você bem disse, de avaliar os prós e contras.

    Curtir

  7. Olá! Ultimamente, a vontade de viajar está sendo imensa e não vejo a hora de conseguir fazer isso. Eu da forma que sou, quero fazer um monte de pesquisa antes, aprender mais sobre a cultura e não seguir um roteiro estipulado por outra pessoa/empresa. Quando li teu texto a primeira vez, eu fiquei muito feliz com tudo que encontrei aqui e as dicas são ótimas, sério mesmo. Anotei algumas dicas e espero loguinho por em prática ❤

    Curtir

  8. Adoro fazer passeios com guias locais, nos dão dicas e nos contam curiosidades sobre as cidades onde estamos que muitas vezes não teríamos acesso se fizéssemos o passeio sem guia ou com guias de fora. Ótimas dicas

    Curtir

    1. Eu acredito que os guias locais são uma boa opção pelo conhecimento que eles possuem do local, justamente por morarem, e pode ser uma boa opção para quem não quer montar o próprio roteiro.

      Curtir

Deixe um comentário