Madrid – Dia 4

Domingo em Madrid é dia de feira e entrada gratuita em museu. Conhecendo El Rastro e o museu Reina Sofia.

Você sabia que este post faz parte de um roteiro completo? Acompanhe a nossa trip completa por Madrid com os lugares visitados dia-a-dia.

Dia 4 - 1

El Rastro
Uma feira ao ar livre que possui mais de 400 anos de história. E enorme que ocupa várias ruas nos domingos e feriados na cidade de Madrid (outra vez me lembrei de Curitiba e sua feira de domingo).

Seu nome tem origem nos rastros de sangue dos animais sacrificados nos matadouros que por ali passavam em direção as fábricas de curtumes. Felizmente hoje o único rastro é de sacolas.

Realizada no bairro de Embajadores ela atrai compradores e curiosos que se perdem nas muitas bancas com roupas, móveis, antiguidades, itens novos, itens usados, souvenir para turista, coisas para o dia-a-dia.

Ao caminhar pela feira observamos que ela meio que se organiza por tipo de mercadoria, ficando fácil comparar produtos.

Nós fomos pela manhã e havia muita gente, nas áreas mais apertadas chegava a ser difícil de passar. Com criança não solte a mão e fique sempre de olho, pois o local é uma muvuca.

Outro cuidado é com carteiras e bolsas, a aglomeração é um prato cheio para os batedores de carteira, então nada de andar com carteira no bolso de trás ou a bolsa jogada de qualquer jeito.

Nós não resistimos a umas comprinhas, entre elas uma bonita xícara e uma fantasia de espanhola para Alice.

Maiores informações:
Endereço: Calle Ribera de Curtidores e arredores.
Horário
Domingos e feriados: das 09:00 às 15:00 horas.

Dia 4 - 2

Almoço
A pessoa esqueceu de pegar o nome do restaurante e no comprovante não constava também, lembro apenas que era em uma das ruas de acesso a Plaza Mayor. Comemos paella, tomamos uma gostosa cerveja e o preço foi bem acessível, 41,65 euros para 3 pessoas e uma linda menina (que tomou aguá, deixando bem claro).

Dia 4 - 3

A sobremesa foi na chocolateria Valor. Para as formigas de plantão vale muito a pena. O atendimento pode pecar algumas vezes (sim, nós fomos várias vezes), mas os doces são maravilhosos. Valor da sobremesa da foto: 5,80 euros.

Dia 4 - 4

Museu Reina Sofia
Picasso, Goya, Salvador Dali, Miró e um jardim para descansar.

Pinturas, fotos, vídeos, jornais, capas de revista, é a história sendo contada de diversas formas.

É um lugar onde as salas te fazem pensar, questionar, algumas vezes se entristecer mas certamente esquecer do relógio.

Não é a toa que ele é um dos museus mais importantes de arte moderna na Espanha. o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia foi inaugurado em setembro de 1992 em um prédio que pertenceu a um hospital. Seu nome é uma homenagem à rainha consorte de mesmo nome.

Junto com os museus do Prado e Thyssen-Bornemisza eles formam o chamado Triângulo de Ouro da Arte de Madrid. Nós visitamos os três e recomendamos.

Aproveitamos o acesso gratuito no domingo, a diferença é que nem tudo é aberto para visitação neste dia, mas como ele tem muita coisa para ser vista, não é algo que faça falta. Ficamos a tarde inteira indo de sala em sala e aproveitando o jardim.

Maiores Informações:
Endereço: Calle Santa Isabel, 52.
Horário:
Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados: das 10:00 às 21:00 horas.
Domingos: das 10:00 às 19:00 horas (a partir das 14:15, apenas a Coleção 1 está aberta).
Fechado: as terças e nos dias 1 e 6 de janeiro, 2 e 16 de maio, 9 de novembro, 24, 25 e 31 de dezembro
Valores:
Entrada geral: 10€.
Estudantes, carnê jovem, menores de 18 anos e maiores de 65 anos: entrada gratuita.
Entrada gratuita: Segundas, das 19:00 às 21:00 horas, de quinta a sábado, das 19:00 às 21:00 horas e domingos, das 13:30 às 19:00 horas.
Visita guiada pelo Museu Reina Sofia €24
Site: Reina Sofia

Dia 4 - 5

Jantar
Fizemos um lanche no Dehesa Santa Maria, que fica na Plaza Santo Domingo, pedimos por tapas, pelo preço imaginamos que viria mais de uma, mas veio uma fatia média (nós pedimos de presunto e queijo).

Achamos gostoso, mas não vantajoso. Como o atendimento foi no estilo ligeiro, ficamos na dúvida se ouve problema de comunicação ou se nos perdemos na hora de pedir.

Maiores informações:
Endereço: Plaza Santo Domingo 2

* Viagem realizada nos meses de junho/julho de 2016
* Patrocinada por nós
* Alice estava com 3 anos e 1 mês

25 comentários em “Madrid – Dia 4

  1. Madri parece encantadora, gostei do roteiro tranquilo para o domingo. Amo museus, conhecer a cultura. Graças a Deus só vemos El Rastro de sacolas onde antes fora o matadouro.
    Mas falando em coisas boas deu água na boca o almoço e a sobremesa da chocolateria.

    Ótimas dicas!

    Curtir

  2. Ai gente, que maldade colocar foto desses pratos. Fiquei com muita vontade de comer esse doce e também achei o preço muito legal.
    Anotei aqui esses lugares para visitar também.

    Curtir

  3. Graças a Deus que agora o El Rastro é apenas de sacolas, mas confesso que fiquei impactada com a história triste do lugar. Madrid é uma cidade muito charmosa, o visitar o museu Reina Sofia deve ser uma bela experiência. Fiquei de olho ns paella, parece apetitosa!

    Curtir

  4. Quanta dica importante sobre viajar na Espanha. Especialmente dicas de Madri que é um lugar tão famoso. Fiquei doida pela sobremesa de chocolate, ual!

    Curtir

  5. Madrid é mesmo uma cidade espetacular. Adoro a feirinha do El Rastro, mesmo com toda a muvuca. De fato é essencial cuidar bem de todos os pertences, porque os batedores de carteira não costumam perder oportunidades.

    Curtir

  6. Que delícia de pratos. Uma coisa bem curiosa, os batedores de carteiras, todo mundo acha que só existe essas coisas aqui no Brasil.
    Madri é um lugar de muitos encantos sem dúvida, mas com em qualquer lugar existe a marginalidade sim.
    Ótimo Post. Bjos

    Curtir

  7. Um ótimo roteiro para se fazer, bem gostosinho. Adorei a informação de que domingo é dia de entrada gratuita nos museus, sempre tento me programar para pegar essas entradas e economizar mais.

    Curtir

  8. Eu amo Madri, fui 2x e ainda quero ir muito mais! A dica da chocolateria foi ótima, já anotei para a próxima vez, e para não precisar ficar na fila da San Gines

    Curtir

  9. Quando tem post seu eu não sei se fico mais encantada com os locais retratados e visitados, o com as fotos das comidas. Mas, acho que é a comida que ganha!!!!
    Cada refeição mais linda, e as promessas de serem saborosas… huummm

    Curtir

  10. Que legal conhecer mais atraves do seu blog, e achei bem interessante as dicas de segurança. Quanto a sobremesa também sou suspeita viu por que amo doces. Beijos

    Curtir

  11. Olá,

    Adoro suas matérias!!! Sempre me fazem viajar!!
    Achei o máximo o fato de que, em Madri, de domingo, as entradas para os museus são grátis. Isso incentiva muito o acesso a cultura… fora que passar o domingo visitando feiras e museus deve ser a coisa mais gostosa da semana.
    Adorei as dicas!

    Grande beijo,

    Curtir

Deixe um comentário